o grupo

Sendo uma Associação Sem Fins Lucrativos, o Grupo de Teatro Infantil Animarte formou-se em Março de 2004 com o objectivo de apresentar o espectáculo Alice no Jardim das Maravilhas.

Inicialmente pensado para ser constituído exclusivamente por crianças dos 8 aos 12 anos, actualmente fazem dele parte 31 elementos com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos de idade. Estas crianças foram seleccionadas nas diversas audições que já realizámos até hoje em locais como Centro Cultural de Belém, Jardim Botânico da Ajuda, Teatro Belém Clube e mais recentemente Centro Cultural da Malaposta, não estando previstas novas audições.

O grupo encontra-se sediado no Jardim Botânico da Ajuda, onde trabalha durante todo o ano, especialmente na Primavera e Verão em que os ensaios decorrem ao ar livre. No Outono e Inverno, dada a falta de espaços amplos, recorremos a outros locais para ensaios e espetáculos.

Os espectáculos têm um objectivo primordialmente didáctico, educativo e de sensibilização para o espectáculo teatral, pelo que o plano de ensaios e espectáculos previstos visa uma compatibilização com as actividades e obrigações escolares dos jovens actores.

Todas as pessoas que fazem parte da equipa fixa trabalham num regime de voluntariado. Ou seja, apesar de ser cobrado um bilhete de entrada para todas as exibições do grupo, a bilheteira reverte para cobrir gastos com licenças, guarda-roupa, adereços e divulgação.

Aos jovens actores não é dado qualquer retorno financeiro pelo seu trabalho, mas sim ofertas várias. A título de exemplo podemos referir que já foram oferecidas viagens em grupo ao Parque da Warner Brothers em Madrid, ao Parque Isla Mágica, em Sevilha, já fomos conhecer as Grutas de Santo António e dos Alvados e já fomos diversas vezes ao Hotel Ô Golf Mar no Vimeiro.

Em 2013 recebemos uma bolsa que ajudou no pagamento do curso “West End Stage” que frequentámos na Guildhall School of Speech and Drama, em Londres, que voltámos a frequentar em 2017, sendo que em 2015 estivemos em Nova Iorque a frequentar o workshop «Camp Broadway».