Mulherzinhas

Sinopse

Mulherzinhas é considerado um dos primeiros romances realistas escrito para adolescentes. Este clássico da literatura juvenil é baseado na vida da própria autora, Louisa May Alcott, e conta a história de quatro irmãs que vivem nos Estados Unidos da América durante o período da Guerra Civil Americana, ou Guerra de Secessão.

Mulherzinhas começa na véspera de Natal com as quatro irmãs – Meg, Jo, Beth e Amy – sentadas na sala de estar a lamentarem a sua pobreza, até a chegada da mãe a casa com uma carta do pai, ausente em guerra. A carta inspira-as a suportarem as suas dificuldades com mais alegria e a não se queixarem tanto. A partir daqui o espetáculo desenvolve-se no microcosmos familiar da casa onde vivem, havendo uma sequência de episódios que vão produzindo diversas morais – desde a disputa pela atenção de Laurie, o vizinho do lado, a simples desobediências. Ao longo da obra assistimos ao crescimento destas personagens, onde vão aprendendo que cada episódio das suas vidas torna-as diferentes umas das outras e que nada volta a ser como o dia anterior.
Apesar dos factos relatados terem cerca de 150 anos, em tudo são atuais.

Como todos os contos de Natal, a obra termina com a família reunida e cada uma das irmãs grata e felizes umas com as outras.

Com momentos musicais, coreografias, e sorrisos, Mulherzinhas promete ser um espetáculo para toda a família, com esperança de um amanhã melhor, ideal para a época natalícia.

Ficha técnica

Texto e encenação
Sofia Espírito Santo

Coreografia
Paula Careto

Professor de Música
Alexandre Gaspar

Assistente de Produção
Fernando Silva

Adereços
Margarida Telles da Gama

Imagem
Nuno Rodrigues e Ricardo Afonso

Produção de cinema
Leonor Coelho

Elenco
Beatriz Leonardo (Rosa Fogo, SIC), Beatriz Monteiro (Pai à Força, RTP), Carolina Agostinho, Daniela Marques (Mundo ao Contrário, TVI), Filipa Louceiro (Portal do Tempo, TVI), Henrique Gil (I Love It, TVI), Inês Constantino, Leonor Batista, Pedro Martins (Windeck, RTP) e Rita Constantino